Quem já foi professor ou aluno sabe que o processo de aprendizagem não é nada fácil. Ele requer disciplina, persistência, esforço e paciência – isso não vai mudar, mas será que pode ser um pouquinho mais fácil? Existe uma melhor metodologia para dar aulas? Por que cada aluno aprende de uma forma? Qual o papel do estilo de vida, alimentação e exercício físico na aprendizagem?

Para responder a essas perguntas e muitas outras, cientistas brasileiros se uniram e formaram uma rede chamada “Ciência para Educação” (CpE) em 2014. Essa é uma rede multidisciplinar constituída por neurocientistas, educadores, médicos, fonoaudiólogos, engenheiros, desenvolvedores, cientistas da computação e muitos outros profissionais. A ideia é unir esforços para trazer soluções práticas, concretas, úteis para a sala de aula (ou o ensino fora dela). Embora seja uma iniciativa recente, o seu site já oferece um conteúdo valioso: com matérias do que há de mais recente nas ciências sobre o tema, apostilas com dicas práticas para melhorar a aprendizagem, além de, é claro, a lista dos pesquisadores participantes e suas produções científicas.

A Ciência para Educação foi o tema do episódio deste mês. Nele, entrevistamos o prof. Roberto Lent da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além de neurocientista, professor experiente, ele coordena a CpE. Nessa entrevista, ele nos conta um pouco sobre sua própria pesquisa voltada para aprendizagem e, também, do que podemos esperar dessa iniciativa.

Quer saber mais? Clique aqui para ouvir.

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