Nossa fundadora, Fernanda Barros-Aragão, foi recentemente convidada para falar em uma audiência pública no Senado acerca dos efeitos do vírus Zika no cérebro de adultos infectados e demência em pessoas com até 60 anos que acontecerá amanhã, 11 de março (quarta-feira) às 10 am. A sessão será transmitida pela TV Senado.

A sessão foi requerida pelo senador Luiz do Carmo (MDB-GO) em outubro de 2019 após divulgação da recente descoberta de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de que o vírus da Zika é capaz de infectar o cérebro de adultos e pode trazer problemas de memória.  A pesquisa foi liderada pelos professores Dra. Claudia Figueiredo, Dr. Sérgio Ferreira e Dra. Andréa da Poian, todos da UFRJ. Fernanda é autora principal do estudo. Clique aqui para saber mais sobre a descoberta.

São também convidados para esta mesma sessão os ilustres Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a Dra. Claudia Figueiredo e o Dr. Sérgio Ferreira (coordenadores do estudo supra-citado), o Dr. Jaderson Costa da Costa (neurologista da PUC-RS), a Dra. Celina Maria Turchi Martelli (epidemiologista da Fiocruz em Recife e pioneira na associação ente o vírus da Zika e a microcefalia), o Dr. Amílcar Tanuri (virologista da UFRJ, pioneiro no isolamento do vírus da Zika do cérebro de fetos acometidos) e o Dr. Leonardo Caixeta (neurologista e professor pela Universidade Federal de Goiás).

Conforme consta em seu requerimento, a participação dos pesquisadores e da autoridade da saúde na assembléia tem como objetivo motivar novos estudos e contribuir para o fortalecimento de políticas públicas voltadas para o combate ao vírus e seus efeitos.

Write A Comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.