Nessa quarta-feira, dia 11 de março, a fundadora do NeuroPod, Fernanda Barros-Aragão, participou de assembléia pública no Senado Federal com o tema “efeitos do vírus Zika no cérebro de adultos infectados e demência em pessoas com até 60 anos”. A sessão foi transmitida pela TV senado e pode ser assistida pelo link.

A assembléia fez parte da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), presidida pelo senador Romário (RJ). Ela foi requerida e presidida pelo senador Luiz do Carmo (MDB-GO) em outubro de 2019 após divulgação da descoberta por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de que o vírus da Zika é capaz de infectar o cérebro de adultos e pode trazer problemas de memória.  Conforme consta em seu requerimento, foram convidados pesquisadores responsáveis pelo estudo em questão, representantes do Ministério da Saúde e pesquisadores expoentes da área.

Participaram como expositores nessa ordem: (1) Dra. Raimunda Socorro do Carmo Azevedo, pesquisadora do Instituto Evandro Chagas em Belém e representante do Serviço de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, (2) Dra. Claudia P. Figueiredo e (3) Fernanda Barros-Aragão como representantes da UFRJ e responsáveis pelo estudo que deu origem a assembléia pública e (4) Dr. Leonardo Caixeta, neurologista e professor pela Universidade Federal de Goiás.

A participação dos pesquisadores e da autoridade da saúde na assembléia teve como objetivo motivar novos estudos e contribuir para o fortalecimento de políticas públicas voltadas para o combate ao vírus da Zika e seus efeitos de longo prazo.

Write A Comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.