Anualmente a Iniciativa para Pesquisa em Cérebro pelo Avanço de Neurotecnologias Inovadoras (do inglês, Brain Research Through Advancing Innovative Neurotechnologies, BRAIN) convoca os neurocientistas a submeterem suas melhores imagens e vídeos de cérebros (humanos ou não) para um concurso. Pesquisadores do comitê de seleção analisam anonimamente as submissões em busca das imagens e vídeos mais chamativos, criativos e artísticos. Os finalistas vão para uma votação on-line. Ao fim, os prêmios vão para as três primeiras colocações nas categorias de imagens e de vídeos. Você pode acessar os ganhadores clicando aqui.

Nesse post, destacamos a fotografia ganhadora, intitulada “Pensando em um Futuro mais Verde”, por Allen Yen da Escola de Medicina da Universidade de Washington. A imagem mostra uma fatia de cérebro de camundongo com células destacadas em verde no córtex (porção superior) e hipocampo (região que se assemelha a uma borboleta de asas abertas). Os neurônios são mostrados em vermelho e, o núcleo de todas as células estão marcados de uma coloração azul, formando uma linda combinação de cores.

Apesar de já passarmos da metade do ano, talvez você possa se interessar em baixar o calendário de 2021 preparado com imagens do concurso do ano passado. Está muito bonito! Clique aqui para baixar o seu.

Write A Comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.