Sobre nós

O NeuroPod é o primeiro podcast brasileiro focado em neurociências!

Se você quer se manter informado sobre o que há de mais recente no mundo das neurociências, não deixe de se inscrever no NeuroPod. Aqui vamos falar sobre tudo que envolve a ciência do cérebro.

Nossa equipe é formada por duas neurocientistas, ex-colegas de laboratório, querendo aprender mais e compartilhar conhecimento nessa área tão intrigante!

fernanda-barros-aragao_brain
Dra. Fernanda Barros-Aragão

A Dra. Fernanda Barros-Aragão é graduada em Biomedicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2014), mestra em Farmacologia (ênfase em Neuropsicofarmacologia) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2016) e, doutora em Ciências Morfológicas (ênfase em Neurociências) pela UFRJ (2020). Sua pesquisa tem como foco investigar os mecanismos moleculares por trás de disfunções cognitivas e emocionais associadas a infecções, quadros inflamatórios e doenças neurodegenerativas. Durante seu doutorado, Fernanda foi pioneira nos estudos da infecção do cérebro adulto pelo vírus da Zika, caracterizando (em roedores) seu possível impacto persistente na memória e potenciais alvos terapêuticos. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Laboratório de Investigação da Doença de Alzheimer, no Instituto de Bioquímica Médica (IBqM, UFRJ). Lá, desenvolve novas abordagens nanotecnológicas para investigar os efeitos da COVID-19 sobre o sistema nervoso.

18195049_1323293577746434_16214169534724598_n
Ma. Paula da Silva Frost

A Paula Frost é estudante de doutorado em neurociências pela University of California, Riverside. É formada em biomedicina pela UFRJ e tem mestrado em Ciências Morfológicas também pela UFRJ. Seus interesses em pesquisa incluem neuroinflamação e como uma infecção logo após o nascimento pode aumentar a propensão à doença de Alzheimer posteriormente, na vida adulta.

 

 

Tem alguma dúvida, reclamação, sugestão de tema ou pergunta? Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em saber de você!