Você já se perguntou porque não se lembra de quando era um bebê?
Claramente bebês tem memória, se não tivessem não aprenderiam a andar, falar, e a realizar novas tarefas a cada dia. Mas por que não conseguimos nos lembrar de eventos dessa época?
Um grupo de pesquisa do The Hospital for Sick Children em Toronto, Canadá, utilizou roedores para investigar como a memória se altera com o desenvolvimento do cérebro. Os dados obtidos ajudaram os cientistas a explicar porque as memórias da primeira infância são esquecidas.

Quando somos bebês, nosso cérebro ainda está se desenvolvendo e há muita produção de novos neurônios – neurônios são as células do sistema nervoso que conectam-se entre si para guardar uma informação, formando assim as memórias. Durante essa fase da vida, muitas novas memórias estão sendo formadas, afinal, tudo é novidade para um bebê! Os novos neurônios formam conexões com neurônios já existentes e acabam “escrevendo por cima” das memórias antigas, gerando o esquecimento.

Adultos também realizam o mesmo processo de forma fisiológica, mas a taxa de produção de novos neurônios é muito mais baixa. Por esse motivo acabamos esquecendo grande parte das coisas que vivenciamos enquanto bebês e só começamos a consolidar nossa memória de fato à partir dos cinco anos.

Quer saber mais sobre esse tema? Link de um site (apenas em inglês) falando um pouco mais sobre essa pesquisa http://bold.expert/why-you-cant-remember-your-life-as-a-baby/

Para os cientistas de plantão, aqui está o link para o paper: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24812394

Fonte: Hippocampal neurogenesis regulates forgetting during adulthood and infancy Akers KG, Martinez-Canabal A, Restivo L, Yiu AP, De Cristofaro A, Hsiang HL, Wheeler AL, Guskjolen A, Niibori Y, Shoji H, Ohira K, Richards BA, Miyakawa T, Josselyn SA, Frankland PW

Science. 2014 May 9;344(6184):598-602. doi: 10.1126/science.1248903

Author

Write A Comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.