A Ciência pode Facilitar a Educação?

Quem já foi professor ou aluno sabe que o processo de aprendizagem não é nada fácil. Ele requer disciplina, persistência, esforço e paciência – isso não vai mudar, mas será que pode ser um pouquinho mais fácil? Existe uma melhor metodologia para dar aulas? Por que cada aluno aprende de uma forma? Qual o papel do estilo de vida, alimentação e exercício físico na aprendizagem?

Para responder a essas perguntas e muitas outras, cientistas brasileiros se uniram e formaram uma rede chamada “Ciência para Educação” (CpE) em 2014. Essa é uma rede multidisciplinar constituída por neurocientistas, educadores, médicos, fonoaudiólogos, engenheiros, desenvolvedores, cientistas da computação e muitos outros profissionais. A ideia é unir esforços para trazer soluções práticas, concretas, úteis para a sala de aula (ou o ensino fora dela). Embora seja uma iniciativa recente, o seu site já oferece um conteúdo valioso: com matérias do que há de mais recente nas ciências sobre o tema, apostilas com dicas práticas para melhorar a aprendizagem, além de, é claro, a lista dos pesquisadores participantes e suas produções científicas.

A Ciência para Educação foi o tema do episódio deste mês. Nele, entrevistamos o prof. Roberto Lent da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além de neurocientista, professor experiente, ele coordena a CpE. Nessa entrevista, ele nos conta um pouco sobre sua própria pesquisa voltada para aprendizagem e, também, do que podemos esperar dessa iniciativa.

Quer saber mais? Clique aqui para ouvir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s