Você provavelmente já ouviu falar nos neurônios, as famosas células do nosso cérebro, mas você saberia citar alguma outra? O nosso cérebro é composto por neurônios e por células chamadas coletivamente de glia. As células da glia, embora numerosas e conhecidas desde o século XIX, ainda são pouco compreendidas. É justamente esse o tema do nosso podcast do mês.

Dentre as células da glia, temos:

  • Astrócitos: recebem esse nome pelo seu formato estelar. Possuem diversas funções, como manter o equilíbrio hídrico e iônico do cérebro, participam de sinapses com os neurônios e contribuem para manter a barreira hematoencefálica, que impede a entrada que componentes nocivos no cérebro.
  • Micróglia: embora pequenas, exercem grande papel na defesa do cérebro contra patógenos. Além disso, também fazem a faxina, eliminando células mortas e excretas de outras células.
  • Oligodendrócitos e células de Schwann: Produzem a mielina e, ao envolver os axônios dos neurônios com ela, fazem sua comunicação se tornar mais rápida e eficiente. Os oligodendrócitos são encontrados no sistema nervoso central, quando imaturos participam de sinapses com neurônios. As células de Schwann são encontradas no sistema nervoso periférico e são capazes de promover a restauração de nervos após uma injúria.

As células da glia se comunicam umas com outras e com neurônios através da liberação de fatores, moléculas que agem como sinais para outras células, modificando seu comportamento. Essas células formam um verdadeiro time e quando alguma parte dessa equipe vai mal, todo o funcionamento do cérebro fica comprometido.

Algumas doenças já foram relacionadas a defeitos na função da glia, como a doença de Alzheimer (micróglia e astrócitos), depressão (micróglia), esclerose múltipla (micróglia e oligodendrócitos), autismo (micróglia e oligodendrócitos), esclerose lateral amiotrófica (micróglia, oligodendrócitos e células de Schwann) e síndrome de Guillian-Barré (células de Schwann).

Ficou curioso? Não esqueça de ouvir o nosso podcast deste mês clicando aqui. Nele conversamos com a Dra. Dora Brites, da Universidade de Lisboa, sobre a função da glia, sua comunicação e como isso pode estar relacionado com doenças.

 

Fontes:

  1. https://neuropod.podbean.com/e/o-time-do-cerebro-interacao-entre-neuronios-e-celulas-da-glia/
  2. Jakel & Dimou, 2017. doi:  [10.3389/fncel.2017.00024]
  3. Bhatheja & Field , 2006. doi: 10.1016/j.biocel.2006.05.007

Write A Comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.