A rivalidade entre donos de cachorro e gato é bem antiga. Cachorros são mais amorosos? Gatos são mais independentes? Cachorros são carentes? Gatos são mais espertos? Seja qual for sua preferência, dessa vez a ciência parece ter favorecido a argumentação dos amantes de cachorros.
Um grupo liderado pela Dra. Suzana Herculano da Universidade de Vanderbilt, em parceria com a UFRJ, mostrou que os cachorros apresentaram maior número de neurônios no córtex cerebral do que os gatos (620 milhões em cães grandes x 250 milhões nos amigos felinos). Mas o que isso quer dizer? Neurônios são as células do cérebro responsáveis pela condução de informações. O córtex cerebral, região do cérebro analisada nos animais, é associada ao pensamento, planejamento e comportamento complexo. Daí a conclusão: a maior quantidade de neurônios nessa região deve fazer com que os cachorros sejam mais inteligentes que os gatos.

Tamanho de fato não é documento! Esses resultados fazem parte de um estudo maior publicado na revista Frontiers in Neuroanatomy, que compara a quantidade de neurônios nessa região do cérebro em várias espécies diferentes de carnívoros: hiena, leão, urso marrom, furão, gato, guaxinim e cão. O tamanho do cérebro parece ser proporcional ao tamanho do animal, mas não a quantidade de neurônios no córtex cerebral, os verdadeiros responsáveis pelo intelecto – muitos dos animais com cérebro grande, possuem na verdade, poucos neurônios. Por exemplo, os ursos têm cérebros cerca de 10 vezes maiores que gatos e guaxinins, porém apenas 250 milhões de neurônios no córtex cerebral. Esse valor corresponde a menos da metade dos neurônios de um golden retriever.

Mas para que estudar isso? A Dra. Suzana está interessada na evolução dessa estrutura cerebral, tão desenvolvida nos primatas e nos humanos, e como isso se correlaciona com a inteligência. Parece haver uma divergência dos primatas com todos os não-primatas estudados até agora: em outros mamíferos os neurônios ficam maiores quando ficam mais numerosos. Isso faz com que os cérebros de não-primatas ocupem um espaço muito maior do que os de primatas para abrigar quantidades proporcionais de neurônios. Os humanos, apesar de não terem o maior córtex cerebral, têm o maior número de neurônios nessa região (16 bilhões). Os elefantes africanos, mesmo com seu cérebro 3 vezes maiores, tem apenas 5,6 bilhões. Gorilas e orangotangos têm cerca de 8 bilhões, chimpanzés 6 bilhões. Parece mesmo que a quantidade de neurônios nessa região está relacionada a inteligência, não é mesmo?
Mais pesquisas precisam ser feitas até que se comprove diretamente que o maior número de neurônios em cachorros se deva a uma superioridade intelectual sobre os gatos. Mas que a ciência está dando um argumento a mais para os donos de cachorros vencerem essa briga isso não há dúvidas!

Para quem sabe inglês, podem visitar também esses links: http://www.telegraph.co.uk/science/2017/11/30/truth-cats-dogs-dogs-smarter-say-scientists/

http://www.suzanaherculanohouzel.com/the-neuroscientist-on-call/2017/11/29/dogs-and-raccoons-have-the-most-neurons.html

E mais um vídeo sobre a pesquisa e outras espécies comparadas no estudo:

Pra quem se interessar pela pesquisa, aqui está a citação: Jardim-Messeder et al. (2017) Dogs have the most neurons, though not the largest brain: trade-off between body mass and number of neurons in the cerebral cortex of large carnivoran species. Front Neuronal. https://doi.org/10.3389/fnana.2017.00118

Write A Comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.