Os benefícios do exercício físico para saúde já são amplamente conhecidos, vão desde prevenção de doenças cardiovasculares, de alergias, da diabetes até de cânceres de mama e cólon. Na saúde mental não é diferente.

O exercício físico, principalmente o aeróbico, melhora aspectos cognitivos em diversas etapas da vida. Em crianças e adolescentes em idade escolar, ele melhora o desempenho intelectual e acadêmico. Mesmo em adultos, o exercício físico aumenta a capacidade intelectual e contribui para prevenção de doenças como a doença de Alzheimer. O exercício físico contrabalanceia o efeito maléfico do estresse crônico e tem efeitos positivos em terapias de transtornos de ansiedade e depressão. No tratamento para vícios, a atividade física também é benéfica, auxiliando o paciente a ter maior motivação. Isso sem contar os benefícios na auto estima!

Em testes com roedores, o exercício físico estimula a produção de novos neurônios em regiões importantes para cognição, melhorando assim a memória dos animais. Ele também melhora a vascularização e a comunicação entre neurônios no cérebro. Entretanto, ainda precisamos estudar mais sobre como a atividade física modula o cérebro para traçar estratégias terapêuticas mais efetivas.

Justamente para fomentar esse tipo de discussão, o NeuroPod se tornou patrocinador do I Simpósio de Exercício Físico & Saúde Mental. Ele será realizado no auditório do Quinhentão, no Centro de Ciências da Saúde do campus do Fundão da UFRJ no dia 18/05/19 à partir das 9h. As inscrições são gratuitas pelo e-mail simposiosaudementalufrj@gmail.com.

 

Fonte de consulta: Hillman & Kramer, Be smart, exercise your heart: exercise effects on brain and cognition. Nat. Rev. Neurosci., 2008. DOI: 10.1038/nrn2298

Write A Comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.